Páginas

quarta-feira, 9 de março de 2011

Eu sou uma Árabe Muçulmana

Estava eu no fim do séc. VII na Península da Arábia quando o meu pai me chama e diz:
-Arabá, já rezaste pela quinta vez hoje?
-Já pai.
- Então tenho uma surpresa para ti que eu e a tua mãe preparámos.
-O que é?
-Hoje vamos a Meca!
-A Meca? O que é isso?
-Meca é um lugar onde temos de ir pelo menos uma vez na vida!
-Uma vez na vida? Porquê?
-Porque foi lá que se fundou a nossa religião o Islamismo e lá é um centro religioso e comercial.
E fomos. Passado alguns anos no início do séc. XIII os meus pais recebem uma carta que dizia:
“Caro povo:
Venho por este meio informar que terão de abandonar as vossas casas pois têm de invadir a Península Ibérica.”
Os meus pais não acharam lá muito boa ideia mas disseram:
-Bem, por um lado até é bom, ficamos com mais terras férteis!
E assim foi no meio de tantas lutas que vencemos acabámos por conquistar a Península Ibérica.
Nós e outros mouros levámos para a Península Ibérica algumas das nossas invenções como a nora, a azenha, o açude e também algumas sementes para plantar alguns frutos como o limão, a laranja, a amora ou o damasco. Também desenvolveram a Medicina, a Geografia, a Astronomia e a Matemática.
Os Árabes trouxeram algumas palavras como: zero, alicate, argola, andaime, algarismo, armazém, arsenal, arroz, xarope, azeite, açúcar, laranja, tremoço, lima, tambor, almirante, azeitona, etc…
Muitos nomes de terras da Península Ibérica (todos aqueles começados pelas letras “AL”) são de origem Árabe.
Apesar de termos vindo para uma península onde a religião era cristã nós e o resto dos muçulmanos não abandonámos a nossa religião.
Mas o pior estava para chegar pois nós não tínhamos conquistado toda a Península Ibérica, faltava conquistar o norte da Península Ibérica,“as Astúrias”, pois o seu relevo era muito montanhoso e o seu clima era muito frio. E foi a partir desse pequeno território que os Cristãos começaram a reconquistar a Península Ibérica dando origem ao Reino de Portugal.

Mariana Alves
5.º3.ª N.º 15

Sem comentários:

Enviar um comentário