Páginas

sexta-feira, 18 de março de 2011

O Condado Portucalense


Como já te dissemos, os guerreiros visigodos começaram a reconquistar os territórios perdidos para os Muçulmanos em 711. Devagar, foram avançando de norte para sul. E assim, na Península Ibérica passou a haver duas zonas: a norte, estavam os cristãos e a sul estavam os muçulmanos. Claro que na zona cristã também viviam muçulmanos e na zona muçulmana também viviam cristãos. De um modo geral as duas comunidades toleravam-se.
Essa reconquista tinha avanços e recuos. E existiam mesmo épocas de convivência mais ou menos pacífica. Mas, lentamente, os cristãos lá iam avançando. À medida que os cristãos avançavam para sul, surgiam reinos cristãos independentes. Um desses reinos era o de Leão, no norte da actual Espanha.
Ora, à medida que os cristãos iam avançando surgia um problema: como poderiam os reis governar o território reconquistado? Na verdade, naquele tempo, não havia estradas, meios de transporte ou meios de comunicação como hoje. Os caminhos eram difíceis, perigosos e as viagens lentas. Por isso os reis, como o rei de Leão, por exemplo, serviam-se do auxílio dos nobres para administrar partes do seu reino. Davam uma terra a um nobre que devia administrá-la de acordo com a vontade do rei. Quando o nobre morria, a administração dessa terra passava, na maioria dos casos, para o seu filho mais velho.

IN História de Portugal Contada às Crianças,
Sérgio Luís Carvalho e António Salvador

Sem comentários:

Enviar um comentário